Formação da liderança: Palestra busca aproximar a liderança e fortalecer a família no Cooperativismo

Exercitando o sexto princípio do cooperativismo – a intercooperação – a Cooperativa Agropecuária São Lourenço (Caslo) e o Sicoob Original realizaram, no dia 17 de dezembro, no Auditório Celso Deon Lazzarotto, o último encontro do ano do comitê educativo. Além de apresentarem os principais números, produtos e serviços, as cooperativas brindaram os casais de líderes com a palestra “Como aproximar a liderança e fortalecer a família no Cooperativismo”.

Ainor Francisco Lotério, responsável por conduzir a palestra, abordou, entre outros assuntos, a ética cooperativista, resolução de conflitos e o espírito de equipe, a importância das relações interpessoais, o espírito de liderança e a inteligência cooperativa e motivação. Além da abordagem teórica, Lotério utilizou exposição interativa e temática, interação com o público e dinâmicas de aprofundamento.

De acordo com a direção da Caslo, o evento é uma forma de comemorar e fortalecer os laços familiares entre os membros da cooperativa, mas também disseminar a ideia da liderança cooperativista. “É o fechamento do ano. É uma troca de energia que se estende por todo ambiente familiar e profissional”, defende a direção lembrando que também é uma forma de valorizar o líder que, no dia a dia, faz a ponte entre a cooperativa e o associado.

Conforme a direção da cooperativa, o comitê educativo é uma forma eficaz de aproximar o associado, ouvir as demandas do dia a dia e, também fazer uma gestão transparente. “Investir em formação é investir no fomento do cooperativismo e no exercício, na prática, dos princípios do cooperativismo”, defende.